Muito se fala da queratina no mundo da beleza quando o assunto é saúde capilar e cabelos (extremamente) danificados. Para uma boa manutenção dos fios, muitas vezes é necessária a reposição de queratina, assim como nutrientes, água, vitaminas e sais minerais. Apesar do nosso próprio organismo produzir essa proteína nos cabelos e unhas, as agressões do dia a dia e o excesso de procedimentos químicos resultam na perda dessa substância, cuja reparação desses efeitos requer tratamentos com produtos específicos. 



O que é a queratina e sua importância para os cabelos

 

A queratina é uma proteína naturalmente produzida pelo nosso organismo, presente principalmente na pele, nos cabelos e nas unhas. Ela é composta de, aproximadamente, 20 aminoácidos diferentes, entre eles os mais conhecidos - arginina e cisteína. Seu encargo é promover sustentação, proteção, resistência, elasticidade e impermeabilidade à água de algumas estruturas corporais como a fibra capilar. 

 

Nossos cabelos são compostos, de modo geral, por água, lipídios (ou gorduras) e queratina - compondo em torno de 90% da massa de um fio de cabelo. Ou seja, essa substância fornece toda a estruturação da fibra capilar. Quando os fios estão desidratados, fracos, quebradiços e porosos, significa que estamos com falta dessa proteína tão importante, e é aí que a cabeleira precisa ser reconstruída. Geralmente, isso acontece pelos efeitos negativos dos agentes externos e excesso de procedimentos químicos como tintura, descoloração e os tratamentos alisantes. 

 

 

Mas, por que esses procedimentos, por exemplo, permitem a perda de queratina? Muito simples: as substâncias químicas presentes nos descolorantes e nos alisamentos em geral proporcionam aos fios uma desidratação muito intensa, além de abrir, completamente, as cutículas da fibra capilar para a entrada e efeito do produto. É aí que está o grande problema - esses produtos geram uma desidratação que acaba deformando as células capilares e estimulando a perda da queratina. Mas, e os agentes externos comentados acima? Eles também participam desse processo, porém de uma forma mais natural e bem menos agressiva. 

 

O ponto é que sem queratina o suficiente, os cabelos ficam fracos, quebradiços, porosos, opacos e, se não tratados da maneira correta, podem gerar consequências difíceis de serem revertidas, como uma queda capilar desenfreada. 

 

Como introduzir o tratamento com queratina nos cuidados capilares

 

Independente do seu tipo de cabelo, o modo mais certeiro de repor essa proteína tão elementar deve ser com um tratamento de reconstrução capilar. Esse tratamento irá repor a massa perdida, trazendo as proteínas e aminoácidos indispensáveis para a saúde dos fios, deixando os cabelos mais grossos, fortes, resistentes, com boa textura e elasticidade. 

 

 

De certa forma, o indicado é realizar o tratamento nos cabelos danificados num intervalo de 15 em 15 dias. Se os fios estiverem num estado muito crítico, é possível fazer a reconstrução semanalmente até que os cabelos apresentem uma melhora considerável. Há também a possibilidade - mais recomendada - de você montar o seu cronograma de tratamentos capilares para um restabelecimento completo da saúde dos seus fios. Já fizemos um artigo sobre isso e você pode conferir ele aqui

 

Vale lembrar que a reposição de queratina exige um intervalo maior se comparado a hidratação e a nutrição capilar, pois o seu excesso acaba endurecendo demais o fio, o que resulta justamente no que queremos evitar - a quebra. É engraçado pensar nisso, afinal de contas, a queratina que é terminantemente vital, também pode prejudicar o tecido fibroso. É aquele ditado… nem tanto céu nem tanto terra. 


PARA LHE AJUDAR COM A REPOSIÇÃO DE QUERATINA E UM CUIDADO CAPILAR MAIS CERTEIRO, CONHEÇA A LINHA REEQUILÍBRIO ESTRUTURAL E A LINHA RECONSTRUTOR ACQUAFLORA.