Estamos muito acostumadas com as temperaturas mais altas, uma vez que o Brasil é um país tropical de muito calor na maior parte do ano. Mas, quando o inverno chega, mesmo que por pouco tempo, precisamos ter cuidados especiais com a pele e com os cabelos. O frio pode ressaltar os problemas capilares já existentes ou prejudicar as madeixas sadias pelas baixas temperaturas e tempo mais seco. 

 

Para você curtir a época mais fria sem preocupações, separamos algumas dicas infalíveis de cuidados com os cabelos que vão preparar e manter seus fios sempre belos e saudáveis! Confira:



1 - Banhos com água morna 

 

Nós sempre ressaltamos os malefícios da água quente para os fios. A alta temperatura abre as cutículas e deixa os cabelos ressecados, quebradiços e opacos, podendo até causar sérios danos ao couro cabeludo ou oleosidade excessiva por entupir e enfraquecer os folículos capilares. 

 

O ideal é sempre optar pela água fria, mas, como no inverno essa opção se torna uma verdadeira tortura, tomar banho de água morna é o que ajudará as suas madeixas a não desidratarem completamente. Uma dica: ao final do banho, dê um jato rápido de água fria apenas nos cabelos, para selar as cutículas e aumentar o brilho. 

 

 

2 - Hidratação intensa e poderosa

 

Não importa qual seja o seu tipo de cabelo - hidratar os fios no inverno é uma máxima! Você não sente que a sua pele fica bem mais ressecada que o normal ou talvez os seus lábios mais rachados? Com os cabelos acontece a mesma coisa! Portanto, invista em hidratações mais profundas pelo menos 1 vez na semana. 

 

Uma boa máscara hidratante ajuda a manter níveis saudáveis de água dentro das células capilares, o que auxilia na fácil absorção de nutrientes e vitaminas, e mantém as madeixas muito mais saudáveis e fortes. Quanto às pontas, local de maior ressecamento, o ideal é usar (e no inverno, abusar) de reparadores de pontas que vão dar um boost de hidratação em razão de sua consistência mais oleosa e nutritiva. 

 

Clique aqui e conheça a linha Hidratação Intensiva Acquaflora, perfeita para os cabelos no inverno!



3 - Seque bem os cabelos, mas não esqueça da proteção térmica

 

Ficar com os fios molhados não é a melhor opção, pois pode gerar problemas sérios no couro cabeludo. As baixas temperaturas dificultam que os cabelos sequem de forma natural, podendo até mesmo causar fungos e outros tipos de doença capilar. No entanto, usar o secador de forma indevida pode comprometer a saúde dos fios.

 

Mas afinal, o que devo fazer? Simples… usar proteção térmica antes que qualquer fonte de calor excessivo entre em contato com a fibra capilar. O calor do secador deforma as células capilares, desidrata profundamente o tecido fibroso e causa danos irreversíveis, como o enfraquecimento e a consequente queda capilar. 

 

Escolha o melhor leave-in, sérum ou creme de pentear para os seus cabelos e use-os sempre que for secar os fios. Desta forma, você estará livre do frio e manterá as madeixas protegidas e mais hidratadas. Os finalizadores também são ótimos agentes contra o frizz e ajudam a modelar melhor o penteado. 

 

 

4 - Mais atenção com os cabelos descoloridos e tingidos

 

Cabelos descoloridos, loiros e tingidos precisam de uma atenção extra no inverno. Isso porque a química presente nos produtos geralmente deixa os fios mais secos que o normal, além de oxidarem a fibra capilar, perdendo a vivacidade e o brilho da cor.

 

A dica aqui é abusar de produtos antioxidantes. Eles formam uma película protetora em volta dos fios, o que deixa os cabelos mais hidratados, nutridos e com a cor mais viva, além de promover brilho intenso e maciez. 

 

Clique aqui e conheça a linha Antioxidante Acquaflora, a melhor amiga dos cabelos quimicamente tratados. 

 

5 - Como recuperar os fios danificados pelo inverno?

 

Se as suas madeixas ficaram danificadas justamente pelas baixas temperaturas, não se desespere! É possível recuperar os fios, redobrando os cuidados pós-inverno. Para isso, faça um cronograma caseiro de tratamentos e siga à risca cada etapa. O combo mensal de hidratação + nutrição + reconstrução capilar vai trazer seus cabelos à vida com muito mais força e resistência. 

 

Quem é cacheada ou crespa pode investir pesado na umectação capilar com fluidos reconstrutores e óleos de extratos naturais. As lisas e onduladas podem apostar em produtos de cuidados profundos sem pesar os fios. 

 

Clique aqui e conheça a linha Reequilíbrio Estrutural, para cabelos de todos os tipos que se encontram fragilizados e necessitam recuperar sua saúde o quanto antes.




Gostou das nossas dicas? Compartilhe com quem também vai gostar!