O condicionador é item básico na hora do banho. Ele pode operar verdadeiros milagres e muitas vezes salvar nosso bad hair day, não é verdade? Embora esse produto esteja presente em nosso dia a dia, você sabe para que ele serve, seus efeitos no cabelo e a diferença para outros produtos capilares? Vem descobrir!

 

Para que serve o condicionador?

 

A dupla shampoo + condicionador é nossa companheira diária na hora de lavar o cabelo. A função do shampoo a gente já sabe: limpar! O produto abre as cutículas dos fios e, por isso, o uso do condicionador é tão necessário. Depois de uma limpeza profunda, o condicionador tem a função de fechar as cutículas do fio que foram abertas anteriormente pelo shampoo, proporcionando nutrição e resgatando a maciez e aquele brilho que a gente tanto ama!

Mas atenção! Nada de passar condicionador na raiz dos cabelos ou em excesso. Essa prática pode surtir o efeito contrário e deixar seu cabelo pesado e oleoso.

 

 

Diferenças entre o condicionador e outros produtos

 

É importante destacar que o condicionador não substitui o creme para pentear nem as máscaras de hidratação e vice-versa. Tratam-se de produtos distintos com finalidades bem particulares. 

A máscara de hidratação, por exemplo, é geralmente mais potente e rica em componentes nutritivos. Quando for combiná-los, opte-se sempre pela ordem: shampoo + máscara + condicionador. Dessa forma, as cutículas ainda estarão abertas quando receber os nutrientes da máscara.

Diferente do condicionador e da máscara de hidratação, o creme de pentear não deve ser enxaguado. Ele é usado após o banho, com o cabelo ainda úmido, com a finalidade de reduzir a quebra dos fios, facilitando o processo de desembaraçar. Além disso, ele ajuda na hidratação já iniciada pelo condicionador.

 

Como escolher o melhor condicionador para o seu tipo de cabelo

 

Um dos erros mais cometidos na hora de usar o condicionador é utilizar um produto que não foi feito para o seu tipo de cabelo. Além disso, é aconselhável combinar o condicionador com o shampoo da mesma linha. Eles foram desenvolvidos para justamente atuarem em conjunto e potencializarem os resultados quando usados em parceria.

Por fim, o nosso conselho é: leia o rótulo! As informações escritas nele com certeza vão te ajudar a identificar se ele é a melhor opção para o seu tipo de cabelo. Geralmente, o tipo de cabelo e a função do condicionador ficam em destaque na embalagem.

 

 

Se ainda assim você ainda tem dificuldade na hora de comprar um condicionador ideal para você, confira algumas dicas:

 

 

  • Cabelos oleosos: 

 

 

Quem tem cabelo oleoso pode e deve usar condicionador! Nossa sugestão é o Condicionador Acquaflora Equilíbrio Oleosidade Raiz Oleosa que possui extrato vegetal de maracujá e hairspa, um exclusivo composto que mantém o couro cabeludo saudável e restaura gradualmente seu equilíbrio. Ele desembaraça imediatamente os cabelos oleosos e hidrata as pontas, sem pesar.

 

  • Cabelos secos ou danificados

 

Aposte em produtos com uma dose extra de hidratante e que apresentem óleos ou extratos emolientes em sua composição. Neste caso, indicamos o Condicionador Acquaflora Elixir Secos ou Danificados, com Cálamo, Mirra e Argan, um poderoso blend de óleos vegetais com ação altamente regenerativa.

 

 

 

  • Cabelos coloridos ou com mechas: 

 

 

Os cabelos com química precisam de uma atenção especial, pois a tintura pode facilmente causar ressecamento e outros danos capilares. Procure produtos com componentes antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a manter a cor dos fios. Evite composições com sal. Nossa sugestão é o Condicionador Acquaflora Pós-Coloração, com óleo de café que promove a manutenção da coloração dos cabelos tingidos, aumenta o brilho, a sedosidade e a maciez contribuindo para o fortalecimento dos fios.  

 

 

  • Cabelos cacheados:

 

 

Escolha condicionadores hidratantes com componentes que ajudem a modelar os cachos e a reduzir o frizz. Se você está em busca de definição e forma, conheça o Condicionador Acquaflora Forma. Com concentrado de Fosfolipídeos, um ativo de origem vegetal que reúne propriedades tecnológicas formadoras de filme, ativando cachos e definindo-os, além de reparar a fibra e protegê-la contra agressões externas.

 

Quer descobrir o condicionador ideal para outros tipos de cabelo? Confira aqui.