A escova progressiva ainda é muito pedida nos salões de beleza e hoje já temos diversos produtos no mercado que trabalham com muito mais qualidade e tecnologia. No entanto, continua sendo um tratamento químico que, sem os cuidados necessários, pode prejudicar a saúde e a beleza dos cabelos.

 

O procedimento, além de alinhar os fios e reduzir o volume, também promove muito brilho e maciez, trazendo bastante praticidade para o dia a dia. Para preservar esses efeitos a longo prazo e reduzir a sensibilidade da fibra capilar, é preciso tratar os cabelos da maneira correta através de alguns hábitos que vão manter as madeixas protegidas, com boa textura, resistentes e lisas do jeito que você deseja. 

 

Quer saber como manter o efeito da escova progressiva por mais tempo? Confira 5 dicas infalíveis!

 

 

1 – Invista em um cronograma de tratamentos pré-procedimento

 

Como já dissemos anteriormente, a escova progressiva continua sendo um tratamento químico capaz de sensibilizar e danificar os fios. Para que isso não aconteça e você não tenha que lidar com consequências frustrantes, investir em um cronograma de tratamentos pré-procedimento é a solução perfeita. Assim, suas madeixas estarão saudáveis e totalmente aptas a receber a química sem prejudicar a fibra capilar, atingindo um resultado satisfatório.

 

O cronograma de tratamentos deve ser realizado, no mínimo, um mês antes da escova progressiva. Se preferir começar antes, melhor ainda, mas tenha em mente que o segredo do sucesso é a constância semanal.

 

Nesse passo pré-procedimento, você alimentará seus cabelos com todas as vitaminas e nutrientes que eles precisam para ficar saudáveis, fortes e com boa maleabilidade. Outra dica importante é evitar nesse meio tempo outros procedimentos químicos, como descoloração e tinturas. 

 

 

Para entender o que exatamente os seus cabelos estão precisando, você pode fazer o teste de porosidade. Encha até a metade de um copo com água e jogue um fio de cabelo seu dentro: 



Se ele boiar, seus cabelos estão precisando de hidratação.

 

Se ele não boiar nem afundar, seus cabelos estão precisando de nutrição.

 

Se ele afundar, seus cabelos estão precisando de reconstrução.



Com essa resposta, você conseguirá montar seu cronograma de tratamentos através de hidratações, nutrições e reconstruções na medida certa para recuperar toda a vitalidade dos fios. Clique aqui para acessar nosso artigo em que explicamos cada agenda de tratamento!

 



2 – Insira na sua rotina de cuidados capilares produtos próprios para cabelos com química

 

Os cuidados pós-química são ainda mais importantes que o pré-preparo dos cabelos. São eles que vão garantir que toda a saúde restabelecida antes da escova progressiva continue intacta. As substâncias químicas do produto alisante podem danificar as madeixas, ainda que saudáveis, mas o impacto será mínimo e são os cuidados depois do tratamento que vão garantir uma rápida recuperação.

 

A linha Acquaflora Pós-Progressiva é ideal para a manutenção dos fios que passaram pela escova progressiva, recuperando a fibra nas camadas mais profundas, mantendo o efeito liso e proporcionando fortalecimento total. 

 

Enquanto o Shampoo Acquaflora Pós-Progressiva limpa delicadamente os fios, promovendo brilho e movimento, o Condicionador Acquaflora Pós-Progressiva conta com um exclusivo complexo de nanocristalização dos fios capaz de reparar os cabelos danificados desde o primeiro uso.

 

 

A linha ainda conta com a Máscara Acquaflora Pós-Progressiva que hidrata e nutre profundamente, promove o fortalecimento dos cabelos, regenera o tecido fibroso e ainda diminui os frizz graças aos ativos que aumentam o alinhamento das madeixas, reduzindo a fricção entre os fios e prolongando o efeito liso.

 

Para finalizar os cuidados, o Fluido Nano Reparador Acquaflora Pós-Progressiva revitaliza os fios, potencializando o alinhamento temporário das cutículas. Use uma vez por semana seguido do uso de secador ou chapinha para uma cristalização eficaz da fibra capilar.

 

 

3 – Capriche na hidratação semanal para evitar pontas ressecadas 

 

Os cabelos alisados tendem ao ressecamento e é normal que as pontas fiquem espigadas, opacas e com pontas duplas. Para contornar o aspecto duro e sem vida dos fios, o segredo está na hidratação semanal, que devolverá a água necessária ao bom funcionamento da fibra capilar, contribuindo, também, na absorção de outros nutrientes e sais minerais. 

A Máscara Acquaflora Elixir tem ação hidratante potente nos cabelos ressecados e desvitalizados graças ao blend de óleos exóticos com ação regenerativa, antifrizz e protetora. Contém extrato vegetal de Cálamo, Mirra e Argan. 

 

Para não deixar os fios pesados, enxágue com água em abundância e use uma vez por semana.

 

Já a Máscara Acquaflora Nutrição Celular é ideal para os cabelos mais enfraquecidos e estressados, hidratando e complementando com reposição de massa. Sua formulação conta com carbocisteína, pantenol e creatina, conferindo força e resgatando a flexibilidade natural dos fios.

 

 

 

4 – Diminua o uso de secador, chapinha e modeladores

 

Ferramentas como secador, chapinha e modeladores possuem temperaturas muito altas. Esse calor é necessário para a texturização dos fios, mas pode ser prejudicial à saúde dos cabelos, especialmente dos alisados. A cutícula, que já está sensível, fica mais apta a sofrer com o ressecamento e perda de massa. Por esse motivo, diminuir o uso é ideal para  a manutenção das madeixas pós escova progressiva. 

 

Se não for possível evitar, faça uso de um bom finalizador com proteção térmica para proteger os cabelos da perda de água. O Spray Defrizante Termo Ativado Acquaflora protege termicamente os fios, potencializa o efeito liso, diminui o frizz e promove elasticidade e maciez sem pesar nos cabelos. 

 



5 –  Cuide bem dos cabelos na hora de dormir

 

Depois de todos os cuidados ao longo do dia, é preciso pensar nos cuidados durante a noite, em especial na hora de dormir. Para manter os fios saudáveis e sedosos por mais tempo, nunca durma com as madeixas molhadas – momento em que ficam mais sensíveis à quebra. Esse hábito também previne o aparecimento de caspas e proliferação de fungos e bactérias que podem ocasionar doenças no couro cabeludo. 

 

Além disso, usar uma touca ou fronha de seda ou cetim também é uma boa pedida para diminuir o atrito entre os fios durante a noite. Assim, as chances de quebra e acordar com os cabelos amassados e marcados é quase nula, mantendo o efeito da escova progressiva impecável.



Gostou das nossas dicas? Agora é só colocar os cuidados em prática e compartilhar o conteúdo com as amigas!