O cronograma capilar ficou bastante famoso nos últimos anos, oferecendo possibilidades mais práticas e menos custosas para uma agenda de tratamentos completa feita em casa. Isso quer dizer que qualquer mulher pode tratar os cabelos sozinha sem precisar ir ao salão, basta ter os produtos adequados para intercalar as três etapas diferentes – hidratação, nutrição e reconstrução. 

 

Apesar desta prática – que traz muitos benefícios – já ter provado o seu valor entre nós, essa agenda de tratamentos, muitas vezes, pode dar errado devido a alguns erros cruciais que você possa estar cometendo sem saber. Quais são os mitos que nos contam sobre o cronograma capilar? Saiba de uma vez por todas o que é mito e o que é verdade e trate os cabelos com o sucesso que eles merecem. Confira!

 



1 – Todos os cabelos precisam do cronograma capilar

 

Mito! Os cabelos que realmente precisam da agenda de tratamentos são aqueles que não estão saudáveis. Os que se encontram saudáveis também podem usufruir do cronograma capilar, mas essa escolha é opcional. Mas isso não significa que você não deve cuidar das madeixas, ok? 

 

É importante dar atenção aos fios e perceber suas necessidades cotidianas para mantê-los sempre em dia. Não se preocupe com o cronograma fixo, se for o caso, mas nunca se esqueça de proteger os cabelos um bom protetor térmico. Seja ao secar os cabelos, fazer chapinha, se expor aos raios ultravioletas, poluição, vento, água do mar ou da piscina etc. 

 

Aqui vão algumas opções para você experimentar e se apaixonar:

E.E Cream Acquaflora S.O.S com 10 benefícios, ideal para cabelos quimicamente tratados e danificados por alisamentos, escovas progressivas, colorações e descolorações.

Umidificador de Cachos Acquaflora Forma reaviva os cachos e promove definição com capacidade de memória. Fixação suave e duração por muito mais tempo, mesmo depois da exposição ao vento e à umidade. 

 

Fluido Protetor Acquaflora Sol Mar Piscina com filtro solar, protege as madeixas expostas à ação do sol, da água do mar ou da piscina e hidrata promovendo efeito condicionante.

 



2 – É preciso tratar os cabelos 3 vezes por semana para o cronograma capilar funcionar

 

Mito também! O cronograma capilar tradicional e mais comum leva em consideração 3 tratamentos por semana, mas essa não é uma regra para funcionar. É possível cumprir a sua agenda de tratamentos 3 vezes, 2 vezes ou até mesmo 1 vez por semana. Tudo vai depender das necessidades dos seus fios, seus objetivos etc. 

 

Um cabelo mais ressecado, extremamente danificado, quebradiço, elástico e opaco com certeza será tratado mais rapidamente se submetido aos tratamentos 3 vezes por semana. Em contrapartida, um cabelo que não esteja tão danificado assim pode se beneficiar com bastante saúde menos vezes na semana. Se você estiver com dúvida quanto à saúde dos seus cabelos, consulte um profissional de confiança para te direcionar melhor. 

 



3 – O shampoo e o condicionador não influenciam na agenda de tratamentos

 

Mito de novo! O cronograma capilar já se inicia na lavagem dos cabelos, por isso é muito importante selecionar uma dupla de shampoo e condicionador específica para os seus cabelos e suas necessidades. Eles irão potencializar o tratamento no pré e no pós máscara capilar. Enquanto o shampoo abre as cutículas da fibra capilar para que ela receba o tratamento através da máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução, o condicionador – usado após o enxágue da máscara – irá selar as cutículas para manter os nutrientes, vitaminas e sais minerais dentro das células.

 

Se os cabelos passaram por colorações, descolorações ou alisamentos, experimente:

 

Shampoo Acquaflora Acquaplex lava suavemente graças à presença do tensoativo inovador de origem vegetal em sua fórmula biodegradável. Sua espuma abundante limpa delicadamente, proporciona fácil desembaraçamento, melhorando a penteabilidade e contribuindo para a integridade dos fios. Livre de silicones, sulfatos, parabenos e óleo mineral.

Condicionador Acquaflora Acquaplex desembaraça imediatamente os fios, condicionando-os sem química e protegendo os fios com maciez, brilho, além de minimizar os riscos de queda. Livre de silicones, sulfatos, parabenos e óleo mineral.

 



4 – Todo cronograma capilar é igual

 

Olha só, mito de novo! Claro que o cronograma capilar pode ser diferente de um para outro, afinal a rotina de cuidados com as madeixas será personalizada de acordo com as necessidades dos seus fios e também de acordo com o tipo de cabelo que você tem: liso, cacheado, ondulado ou crespo. Por esse motivo, é fundamental que você conheça bem suas madeixas e esteja em total sintonia com elas para proporcionar exatamente o que elas precisam. 

 

Cabelos com muito frizz, por exemplo, precisam de uma boa dose de nutrição. Se esse é o seu caso, experimente a Máscara Acquaflora Nutrição Celular para eliminar o frizz indesejado e ter cabelos mais brilhantes, macios e fortificados. Além de nutrir, essa máscara incrível ainda hidrata e regenera profundamente os cabelos enfraquecidos ou estressados, proporcionando reposição de massa. Sua fórmula contém carbocisteína, creatina e pantenol.

 



5 – O cronograma capilar só deve ser feito em cabelos cacheados ou crespos

 

Por fim, mais um mito para derrubarmos com força! A agenda de tratamentos é indicada para todos os tipos de cabelo que precisam ser tratados de alguma forma, seja fios lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Independente de como seja o seu cabelo, o cronograma capilar vai proporcionar aos seus fios bastante força, resistência, muito brilho, sedosidade e movimento. 

 

O que acontece é que os cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais ressecados e frágeis, já que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo tem grande dificuldade de viajar pelo comprimento dos fios em direção às pontas devido ao formato espiralado. Já que os cabelos não ficam hidratados naturalmente, acabam ficando muito secos, ásperos e quebradiços. Portanto, o cronograma capilar é recomendado para esses tipos de cabelos com mais frequência.

 

Se você possui cabelos cacheados ou crespos, aqui vai uma dica poderosa:

A Máscara Acquaflora Elixir  é perfeita para ser incorporada na sua agenda de tratamentos, pois regenera e promove brilho intenso nos cabelos naturalmente ressecados e desvitalizados. Com um blend de óleos vegetais exóticos – cálamo, mirra e argan – essa máscara conta com ação altamente regenerativa que ajuda a combater o frizz, além de promover a selagem dos fios, protegendo-os das agressões externas.


Agora que você já conhece os mitos que cercam o cronograma capilar, trate seus cabelos da maneira correta e acesse o site para selecionar os melhores produtos para seus fios!