Quando falamos dos loiros, uma das principais preocupações são a oxidação da cor dos cabelos e o amarelamento dos fios. O loiro é desejado por muitas mulheres, mas exige muitos cuidados para manter as madeixas sempre saudáveis, bonitas e radiantes. 

 

A oxidação ocorre facilmente em cabelos loiros e ruivos por conta de diversos fatores como os externos (sol, poluição, raios UV), cuidados inadequados, uso de produtos de má qualidade e agressões como água quente, aparelhos térmicos etc. 

 

Quer entender melhor como a oxidação acontece e receber dicas para evitá-la? Vem com a gente!

 

 

O que é oxidação e como ela acontece?

 

A oxidação é uma reação química que pode acontecer em diversos objetos, materiais e também no nosso organismo (e é por isso que envelhecemos). Nos cabelos não poderia ser diferente – a oxidação acontece na região do córtex capilar, a camada mais profunda da estrutura do fio. 

 

Essa reação acontece quando moléculas de oxigênio se combinam com outras moléculas presentes nos fios e formam os radicais livres (através da queima do oxigênio). Os radicais livres são conhecidos por serem altamente prejudiciais, causando nos cabelos envelhecimento, enfraquecimento, opacidade e despigmentação.

 

Todos os tipos de cabelo sofrem oxidação, mas são os loiros que mais sofrem com o desbotamento e amarelamento da cor, por possuírem menos melanina, o que deixa eles mais suscetíveis à fragilização da fibra capilar. Para contornar esse problema, produtos matizadores e antioxidantes ajudam a cuidar e a preservar a cor dos loiros e mechados.


 

Quais os fatores que mais colaboram para a oxidação dos fios?

 

1 – Poluição e fumaça: elas são altamente prejudiciais, pois formam radicais livres com muita facilidade, acelerando o processo de envelhecimento das madeixas. Nos cabelos coloridos essas substâncias agem ainda com mais facilidade, pois entram em contato direto com a pigmentação dos fios.

 

2 – Raios Solares: os raios ultravioletas são os maiores responsáveis pela oxidação da pele e dos cabelos, pois entram em contato com o tecido e alteram o nível de melanina das células, ocasionando manchas, desbotamento, opacidade, perda de umidade etc.

 

3  – Cloro: o cloro sozinho nem é tão prejudicial, mas a sua mistura com a água da piscina faz com que as cutículas capilares se abram, facilitando a penetração dele dentro dos fios. além de oxidar os cabelos, deixa as madeixas manchadas com tons esverdeados.

 


Como manter os cabelos loiros livres da oxidação e do amarelamento?



Combinar o uso de produtos matizadores e antioxidantes é o combo perfeito para cabelos loiros sempre impecáveis. A matização neutraliza a cor dos fios graças ao pigmento violeta, que corrige e diminui os reflexos amarelos e alaranjados, proporcionando uma cor bem uniforme e sem manchas. Ela deve ser feita para preservar os efeitos platinados, perolados ou dourados e ainda mechas californianas e ombré em cabelos mais escuros. 

 

Já os produtos antioxidantes são indicados para retardar a oxidação e proteger os fios, por conterem substâncias e extratos naturais anti-aging que preservam a saúde e a hidratação das madeixas.

 

A matização deve ser realizada apenas 1 vez na semana, para não manchar os cabelos com o tom roxo do pigmento, ou 2 vezes na semana se os cabelos estiverem muito amarelados. 

 

 

Utilize a Máscara Acquaflora Violeta Matizadora após lavar os fios com o Shampoo Acquaflora Violeta Antioxidante Matizador, massageie e deixe agir por 2 a 5 minutos, enxaguando em seguida (certifique-se de retirar todo o produto). 

 

O Spray Hidratante Sem Enxágue Acquaflora Antioxidante pode ser usado no dia a dia para manter o tratamento e é perfeito para finalizar o penteado sem pesar! Ele contém filtro solar, complexo vegetal com fitopigmento violeta e extrato de açaí, com propriedades altamente hidratantes e emolientes.



Se quiser conhecer os outros produtos da linha Matizante Acquaflora, clique aqui para acessar e comprar. Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras loiras!