Assim como alisamentos, progressivas, botox e outros procedimentos químicos que deixam os cabelos (super) alinhados por meses até o crescimento dos fios originais, também há uma variedade de tratamentos voltados aos cabelos cacheados e crespos que valorizam a estética curvada, sendo a permanente afro um dos que mais fazem sucesso. 

 

Muitas cacheadas e crespas procuram por tratamentos capilares que auxiliem na maior definição dos fios, com o objetivo de valorizar ainda mais as madeixas. A permanente afro é  uma técnica  realizada com produtos químicos que define os cachos por cerca de 3 a 4 meses até retornarem à sua textura original, trazendo mais movimento, leveza e resultado bem natural. 

 

Pensando em submeter seus cabelos a esse procedimento? Confira as dicas que preparamos para você entender tudo sobre a permanente afro e dicas de produtos para cuidar dos fios e prolongar o efeito!

 



O que é a permanente afro?

 

A permanente afro é uma técnica realizada em cabelos cacheados e crespos que formata a curvatura dos fios através de produtos químicos, deixando as madeixas mais definidas por muito mais tempo. O procedimento dura cerca de 4 meses até que os cabelos voltem ao natural. 

 

A permanente afro não é indicada para fios com excesso de produtos químicos que já tenham absorvido substâncias como guanidina, formol, henê entre outros. Além disso, o teste de mecha é fundamental para determinar a saúde das madeixas e confirmar a possibilidade (ou não) de realizar o procedimento sem comprometer a saúde dos cabelos. 

 

O tratamento químico, se realizado em cabelos saudáveis, não agride tanto a fibra capilar, sendo muito mais fácil de cuidar e reverter quaisquer problemas que possam surgir. Caso sua cabeleira precise de tratamento pré-procedimento, realize 1 mês antes um cronograma capilar intenso com hidratação, nutrição e reconstrução capilar para preparar os cabelos.

 

Conheça o Tratamento Condicionante Acquaflora Força, Crescimento e Resistência e inclua um produto poderoso na sua rotina de cuidados capilares.

 



Como é realizada essa técnica?

 

A permanente afro começa com uma limpeza profunda no couro cabeludo através de um shampoo antirresíduos que retira todas as impurezas dos cabelos. Depois, divide-se as madeixas para aplicação do produto de relaxamento mecha por mecha com a ajuda de um pente. 

 

Após cerca de 25 minutos, lava-se bem os cabelos para retirar o excesso de produto. Na próxima etapa, aplica-se um produto com ação ondulante e o bigudinho é utilizado para ajudar a dar o formato aos cachos. Depois da retirada do acessório, os fios são neutralizados, hidratados e secados. 

 

Os cabelos ficam instantaneamente super definidos, cheios de movimento e leveza. O mais interessante é a duração da técnica, que pode ser prolongada com os cuidados corretos na rotina de hair care. 

 



Quais produtos usar para prolongar o efeito da permanente afro?



É muito importante manter uma rotina ativa de cuidados capilares para que seus fios se recomponham das agressões sofridas. Além de tratar as madeixas, promovendo mais saúde e beleza ao visual, usar os produtos certos também auxilia na prolongação do efeito do procedimento. 

 

Mantenha uma rotina constante do seu cronograma capilar, respeitando todas as etapas e dirigindo sua atenção às necessidades atuais dos cabelos. Devido aos ingredientes químicos que causam danos à fibra capilar, provavelmente seus cachos precisarão focar no tratamento de reconstrução para repor proteínas e aminoácidos e reestruturar o tecido fibroso, proporcionando mais densidade, menos porosidade e fechamento das cutículas. 

 

Conheça o Complexo Reconstrutor Acquaflora, um tratamento intensivo para eliminar a porosidade e cauterizar a fibra capilar dos cabelos ressecados, restaurando e recuperando-os. Sua fórmula é rica em queratina e aminoácidos que preenchem os espaços danificados da fibra, reconstruindo-a de dentro para fora.

 

 

Outra dica valiosa é usar produtos específicos para cabelos cacheados e crespos com química. Aposte naqueles com ação hidratante e revitalizante e nunca se esqueça da proteção térmica, principalmente se usar ferramentas de calor, como o secador. O Umidificador de Cachos Acquaflora Forma, além de definir os cabelos com fixação suave e aspecto natural, repara  a fibra e a protege dos efeitos negativos dos agentes externos, graças ao concentrado de fosfolipídios. Sua fórmula conta com o extrato de semente de chia e também oferece proteção contra estresse térmico, reduzindo o frizz. 

 

Para finalizar o look, invista em um óleo vegetal na extensão dos fios e principalmente nas pontas para promover bastante brilho. O Óleo de Coco Acquaflora  penetra facilmente na cutícula e permanece no córtex, camada profunda da fibra capilar, reduzindo notadamente a perda de proteína causada pela oxidação e ruptura da cutícula, minimizando os danos. Contém proteção térmica e solar e também pode ser usado na umectação capilar. Também é ótimo para eliminar os fios arrepiados.



Siga nossas dicas se você deseja passar pela permanente afro e mantenha a saúde das madeixas em dia! Acesse nosso site e confira todos os produtos disponíveis.