Um cabelo colorido entrega muita personalidade, alto astral e, claro, alta tendência! Mas o processo para se atingir o resultado desejado pode, muitas vezes, desgastar excessivamente a fibra capilar, deixando as madeixas fracas, opacas e com aspecto de mal cuidadas. E esse definitivamente não é o objetivo.

 

Mas ter cabelos com cor fantasia sempre bonitos e saudáveis é possível sim! No artigo abaixo, ensinamos você o passo a passo para aderir ao visual colorido de uma vez por todas, arrasando nos cuidados!

 

Descoloração e as características de cada tipo de cabelo


O centro de toda a preocupação se concentra na descoloração dos fios, que já bem sabemos que faz com que a fibra capilar perca toda a sua água, nutrientes e sais minerais. Essa perda elimina não só a cor natural dos cabelos, mas também deixa os fios muito ressecados, com alta porosidade e até mesmo enfraquecimento, ocasionando queda. 

 

Por isso, o primeiro cuidado a ser tomado é identificar ao certo qual o seu tipo de cabelo, na intenção de facilitar o processo e tomar todos os cuidados necessários e específicos de suas características. 

 

Os cabelos mais lisos, finos e oleosos provavelmente sofrerão menos com os resultados, uma vez que são mais hidratados pela oleosidade natural dos fios. Mas isso não significa que a descoloração não trará nenhum tipo de dano! É importante que os fios estejam saudáveis e isso significa tratamentos anteriores ao processo como hidratações e nutrições periódicas.

 

Os cabelos cacheados e crespos (naturalmente mais secos devido ao formato do fio) podem sentir mais desgaste, uma vez que se apresentam mais secos que o normal, pois a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue percorrer todo o comprimento do fio. Nesse caso, somando às madeixas naturalmente ressecadas, esses tipos de cabelos precisam de uma atenção extra antes de receber o produto descolorante. 

 

Para eles, seguir um cronograma de tratamentos no mês anterior ao procedimento é uma ótima opção para preparar os cabelos. Concentre-se em hidratações regulares que vão manter a fibra bem saudável e aposte na reconstrução capilar se as suas madeixas precisam de reposição de queratina e um boost de fortalecimento, diminuindo as chances de quebra. Com esses pré-cuidados, seus cabelos não sofrerão tanto com a descoloração!

 

Descolorindo e tingindo os fios com cor fantasia



Depois dos cuidados com os cabelos, é hora de descolorir os fios! Nesse momento, é importante ter certeza de que você está usando produtos de qualidade e saber bem como manuseá-los para obter a mistura ideal de acordo com o seu tom de cabelo. Se você procura por descolorantes de qualidade, clique aqui e conheça os produtos Acquaflora para um procedimento seguro e confiável!

 

Lembre-se sempre de aplicar o produto perto, mas não na raiz! Além de entupir os folículos e enfraquecer os fios, também pode causar algum tipo de alergia ou irritabilidade no couro cabeludo devido os compostos químicos. Dito isso, agora é o momento de ficar de olho no relógio! Marque um tempo gradativo para checar o resultado - por exemplo: comece olhando os fios a cada 20 a 40 minutos. Para quem tem cabelos mais escuros, avance para 50 minutos a 1 hora. 

 

Uma dica: os fios tendem a descolorir mais rápido nas pontas e na raiz natural. Já quem tem procedimentos químicos como alisamentos e progressivas, esse processo será bem mais demorado, mas não desanime! Usando o volume correto e tendo paciência, os seus cabelos vão descolorir e permanecer saudáveis.

 

Depois de aplicar a cor fantasia e lavar os cabelos, uma boa máscara de reconstrução é ideal para devolver proteínas e aminoácidos essenciais aos fios, deixando-os mais fortes e encorpados, melhorando a textura, maciez e brilho.

 

 

Os principais cuidados pós-coloração e produtos de uso diário

 

Nem tudo são flores! Um cabelo colorido maravilhoso exige atenção e cuidados diários bem regrados. Se você mantiver a constância, verá suas madeixas sempre em dia (e vale muito a pena!). Uma dupla de shampoo e condicionador própria para cabelos coloridos vão manter a cor viva por muito mais tempo, além do brilho e hidratação.

 

Se o seu cabelo gritar, esteja preparada para ajudá-lo quase que instantaneamente! Para isso, tenha sempre em mãos suas máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Os cabelos descoloridos costumam mudar rapidamente de necessidade e você precisa atender todas elas. 

 

Proteja suas madeixas como se  não houvesse amanhã! Sim, estamos falando dos nossos amados finalizadores. A combinação de fios descoloridos + calor em excesso é o combo dos horrores, pois o calor do secador e da chapinha desidratam a fibra, ressecando ainda mais os cabelos e retirando nutrientes importantes ao bom funcionamento deles. 

 

Na hora de comprar, escolha um creme de pentear ou leave-in com proteção térmica e não esqueça do reparador de pontas, que ajuda muito na hidratação intensa das pontas, local de maior ressecamento e porosidade dos fios. 

 

Outras dicas para você arrasar nas cores fantasia

 

Nunca descolore os fios que já estão descoloridos! Se você está pensando em mudar de cor e precisa passar pelo procedimento novamente, peça ajuda a um especialista que identificará com precisão se os seus fios aguentam novamente o baque! Evite que eles percam sua elasticidade natural e saiam em suas mãos como  se fosse um chiclete. 

 

Clique aqui e conheça um catálogo de produtos Acquaflora especializados em cabelos coloridos ou com mechas para o cuidado que o seu cabelo merece!

 

E por último, mas não menos importante, não ultrapasse os limites da sua cabeleira. Se, por algum motivo, você estiver forçando a amizade para que eles fiquem coloridos, esqueça! É melhor um cabelo natural, mas bem tratado e saudável, do que um na moda com diversos problemas.




Curtiu esse artigo para cabelos com cor fantasia? Então, compartilhe com as amigas e visite o site para encontrar o tratamento perfeito para os seus fios!