Se você fez recentemente um procedimento químico nos cabelos e notou que os fios ficaram extremamente danificados, porosos, ressecados, emborrachados, opacos e quebradiços, é importante ficar atenta aos sinais – esses podem ser sintomas de que seus cabelos sofreram um corte químico. 

 

O corte químico, apesar da dor de cabeça, pode ser revertido e evitado. Com uma rotina intensa de tratamentos capilares, é possível recuperar a saúde da fibra capilar tornando-a mais forte e resistente. Se você se identifica com o assunto, aprenda tudo sobre o corte químico e como cuidar dos fios fragilizados. Confira!

 



O que é o corte químico?

 

O corte químico acontece após um procedimento químico ter desestruturado a fibra capilar, deixando os fios extremamente danificados, porosos, opacos, bem quebradiços e elásticos. Isso pode acontecer devido a um erro profissional, um cabelo muito mal cuidado ou por incompatibilidade química. Além de fragilizar, pode desencadear um processo de queda crônica dos fios. 

 

As causas mais comuns do corte químico são: descoloração de fios já debilitados, excesso de alisamentos, realização de mais de um procedimento químico no cabelo ao mesmo tempo e sem respeitar o tempo de restauração dos fios,  erro profissional na aplicação de produtos ou tempo de ação dos mesmos. 

 

 

 

É possível ver o resultado tanto logo após a aplicação química, quanto dias depois do procedimento. Os principais sintomas são:

 

1 – fios frágeis, opacos, muito ressecados e porosos;

2 – aparecimento excessivo de pontas duplas e espigadas;

3 – fios quebradiços ou que caem facilidade ou que caem;

4 – fios extremamente elásticos, com efeito de chiclete.

 

 

Como recuperar a saúde dos cabelos que sofreram o corte químico?

 

A primeira coisa a se fazer é dar uma pausa em qualquer tratamento químico até a fibra capilar se encontrar totalmente saudável. Se o estrago for grande, cortar os fios pode ser uma boa saída para diminuir os danos e melhorar o aspecto das madeixas – aproveite o momento para dar um boost na sua autoestima com um corte bem moderno e diferente. 

 

Investir em um cronograma de tratamentos intenso com hidratação, nutrição e reconstrução é fundamental para que os fios voltem o mais rápido possível ao seu bom funcionamento. A umectação com óleos vegetais também é um ótimo passo para auxiliar na recuperação dos fios, principalmente para os cabelos cacheados e crespos. 

 

Evitar ao máximo o uso de secador, chapinha e modeladores durante esse período de recuperação também é válido para acelerar o processo. As ferramentas de calor agridem as madeixas, deixando os cabelos ainda mais sensíveis. 

 



Como evitar o corte químico?

 

Antes de mais nada, é preciso estar com a saúde dos fios em dia antes de submeter os cabelos a um novo procedimento químico. O próximo passo é conhecer o tipo de química que será aplicada e a que já existe nas suas madeixas – converse com o profissional para entender a compatibilidade e fazer uma avaliação dos fios. 

 

O teste de mecha nos fios é o passo mais importante para você evitar o corte químico. Através dele, o profissional entenderá se os seus cabelos estão preparados para passar por um novo procedimento químico. Se não estiverem, você pode evitar a dor de cabeça. O ideal é realizar o teste de mechas 48 horas antes da aplicação da química.

 

 

Dar um intervalo entre uma química e outra é o caminho mais prudente para evitar o corte químico. Deixe os seus fios se regenerarem durante esse meio tempo, investindo em máscaras hidratantes, nutritivas e reconstrutoras. 

 

Se você costuma fazer dois ou mais tratamentos químicos ao mesmo tempo (por ex: descolore, pinta e alisa), intensifique ainda mais os cuidados e aposte nos produtos ricos em queratina e aminoácidos, para fortificar os fios conferindo mais resistência. Mas fique sempre atenta à saúde das madeixas.

 



Sugestões de produtos 

 

Para uma rotina de tratamentos completa, é essencial passar pelas três etapas de restauração dos fios:

 

A Máscara Acquaflora Hidratação Intensiva hidrata intensamente os fios ásperos, secos e ásperos.

 

A Máscara Acquaflora Nutrição Celular nutre os cabelos fracos ou estressados e conta com pantenol, creatina e carbocisteína que conferem também reposição de massa.

 

A Máscara Acquaflora Reconstrutora regenera profundamente a fibra capilar com queratina e um complexo ativo de aminoácidos que preenchem os espaços danificados, reconstruindo os cabelos por completo. 

 

 

O Tônico Finalizador Acquaflora Força, Crescimento e Resistência foi pensado para proteger os cabelos durante a secagem, proporcionando melhor penteabilidade, modelação, auxílio no controle do volume e ativação de crescimento. Fórmula enriquecida com biotina, proteína, aminoácidos, prebiótico e blend de óleos. 

 

O Concentrado Condicionante de Queratina Acquaflora é um tratamento unidose muito potente para hidratar e recuperar os cabelos submetidos a alisamentos, descolorações, progressivas e outros procedimentos agressores.




Gostou do conteúdo? Acesse o nosso site e confira todos os produtos disponíveis para te ajudar na recuperação da saúde dos cabelos.