Assim como nossa pele e nosso corpo, o cabelo também necessita de bastante água para se manter hidratado, flexível e macio. Fios ressecados perdem o brilho e ficam com as cutículas abertas, por isso, é importante mantê-los úmidos. Os produtos umectantes, hidratantes e emolientes podem ajudar, mas você sabe a diferença entre eles e qual tratamento é o mais indicado para o seu cabelo? Na hora de escolher uma máscara capilar, ou outro produto para manter a saúde do cabelo, podemos ficar perdidos com as variedades de tipos e funções que cada um deles apresenta. Descubra qual é o ideal para o seu cabelo:

 

Hidratantes

Os hidratantes têm a função de repor a água na fibra capilar, deixando os fios sedosos e sem frizz.  Os produtos de tratamento hidratante são responsáveis por aumentar a água dentro da fibra capilar, guardando o líquido em toda a sua extensão e não apenas superficialmente. Além de deixar o cabelo com um aspecto mais sedoso, também ajudam a evitar o ressecamento e amenizar o surgimento do frizz. A Acquaflora possui um produto que funciona perfeitamente como hidratante, é o Elixir Reparador. O Elixir Reparador é um poderoso blend de óleos essenciais aromáticos e exóticos, que confere maciez, brilho e hidratação sem acúmulo aos fios. Uma combinação que traz luxo e beleza para todos os tipos de cabelo.

 

Elixir Reparador AcquafloraElixir Reparador Acquaflora

 

Umectantes

Diferente dos hidratantes, os umectantes são feitos à base de óleos vegetais. Ao realizar a técnica de umectação, o cabelo fica hidratado, forte e com um brilho maravilhoso. São responsáveis por selar as cutículas e criar uma camada protetora que ajuda a reter a água e os nutrientes dentro da fibra capilar. Quando o cabelo está ressecado e sem brilho, por exemplo, é por estes produtos que se deve procurar para o tratamento, por eliminar o aspecto seco, garantir mais brilho e ainda conservar toda a hidratação dos fios.  O Óleo de Coco é ideal para umectação. É composto principalmente por triglicerídeos de ácido Láurico, reduzindo notadamente a perda de proteína causada pela oxidação e ruptura da cutícula, minimizando os danos. Pode ser usado para proteção solar, proteção térmica e finalização

 

 Óleo de Coco Acquaflora
Óleo de Coco Acquaflora

 

A umectação capilar é um processo bem simples e pode ser feito em casa. Basta dividir o cabelo em mechas e ir aplicando o óleo, você pode deixá-lo agindo por 2 horas no cabelo e depois lavar, ou pode deixá-lo agir durante a noite e lavar pela manhã. O resultado é um cabelo de salão, saudável, bonito e brilhante.

 

Emolientes

Os emolientes deixam os cabelos mais macios e maleáveis. Servem para “desmaiar” os fios, selando as cutículas, como se formasse um filme, evitando a evaporação da água, assim acabam servindo de escudo contra a perda de água. Apesar da maioria dos produtos concentrarem sua ação em apenas uma das propriedades, alguns cremes de tratamento e hidratação, nutrição e reconstrução possuem as três funções, garantindo um resultado impecável no cabelo.