O termo "intemperismo" vem da geologia e é usado para falar sobre conjunto de processos naturais de decomposição ou desintegração de rochas e solo por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos. No mundo dos cabelos, o intemperismo capilar nada mais é que o resultado dos danos causados pelos agentes externos como raios UV, poluição, secador, chapinha etc. Se você sofre com isso, saberá que os cabelos ficam opacos, ressecados e frágeis, além do envelhecimento precoce da fibra capilar. 

 

Quer saber mais sobre o assunto para descobrir se você sofre desse mal? Vem com a gente e confira algumas dicas para reverter esse problema!

 

 

Intemperismo capilar e agentes externos 

 

Existem diversos agentes externos que prejudicam a saúde dos cabelos a longo prazo e se não cuidados, podem ficar frágeis, quebradiços, com má textura, frizz e pontas duplas. Confira quais são:

 

1 – Excesso de procedimentos químicos como alisamentos, descolorações e colorações

2 – Lavagem excessiva dos cabelos, não respeitando intervalos e hidratação natural 

3 – Amarrar os cabelos de forma muito apertada ou escovação sem cautela 

4 – Excesso de calor proveniente de secador, chapinha e modeladores

5 – Uso excessivo de finalizadores

6 – Sol, vento, chuva, água do mar e da piscina

7 – Poluição e raios UV

 



Como reverter o problema e proteger os fios diariamente

 

A melhor maneira de proteger os cabelos do intemperismo capilar é seguindo uma rotina de cuidados capilares com produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Lembre-se que, usar produtos que não são feitos para o seu tipo de cabelo também pode causar danos ao longo do tempo. 

 

É importante sempre enxaguar bem os fios, para não haver acúmulo de produto na fibra capilar, e alternar as lavagens para que seus cabelos possam produzir a oleosidade natural necessária. Outra dica muito bem-vinda é o uso semanal de um shampoo de limpeza profunda caso você use diariamente finalizadores como cremes, leave-in, séruns e óleos reparadores. 

 

Ao pentear os fios, seja gentil com a tração do pente ou escova, tomando cuidado para não quebrar ou danificar os fios. Um truque simples é começar a desembaraçar os cabelos de baixo para cima e usar a escova certa de acordo com o seu tipo de cabelo. Isso ajudará com a redução de danos.

 

E para proteger os fios dos raios UV, poluição, calor de secador, chapinha e modeladores e até do sol e água do mar e piscina, inclua na sua rotina capilar o uso de protetores térmicos de qualidade que irão formar um filme protetor sobre a fibra capilar, além de hidratar, nutrir e restaurar os fios.

 



5 produtos Acquaflora ideais contra o intemperismo capilar

 

O Elixir Reparador Acquaflora é composto por um blend de óleos essenciais aromáticos e exóticos que vão trazer toda a vida que seus cabelos precisam. Leve e multifuncional, regenera, combate o frizz, sela as cutículas, tonifica o couro cabeludo, promove intensa emoliência e nutrição, além de trazer maciez, brilho e maleabilidade aos cabelos. 

 

A Máscara Acquaflora Hidratação Intensiva é perfeita para manter a boa hidratação dos cabelos. Também regenera e nutre profundamente a fibra capilar, revertendo o ressecamento e a opacidade. Faça a hidratação semanalmente e veja se os cabelos se revitalizam por completo.

 

 

 

O Concentrado Condicionante de Queratina Acquaflora é um tratamento unidose ideal para hidratar e  recuperar os cabelos submetidos a alisamentos, descolorações, progressivas, etc. Use semanalmente ou 2x por semana se os cabelos estiverem extremamente danificados. A alta carga de queratina irá reestruturar a fibra capilar de dentro para fora, oferecendo força, resistência e melhorando a textura dos cabelos.

 

O Fluido Protetor Acquaflora Sol Mar Piscina é formulado com filtro solar, protegendo os cabelos expostos à ação do sol, água do mar e piscina. Rico em água de coco, contém sais minerais e silicones termo ativados que promovem condicionamento, proteção térmica e auxiliam na remoção de resíduos acumulados nos fios.  

 

 

 

O Shampoo Acquaflora Detox é ideal para a limpeza profunda de todos os tipos  de cabelos. Lava e purifica levando embora o acúmulo de poluição e de produtos aplicados no dia a dia. Formulação sem sulfato e com microesferas de vitamina E que ajudam a revigorar o couro cabeludo, fortalecendo os cabelos, aumentando sua resistência e devolvendo o seu equilíbrio. Sua formulação conta com ativos de origem vegetal e marinha que  oferecem múltiplos benefícios: limpeza profunda e remoção de resíduos sem prejuízo da cor, química ou da hidratação.

 

 

Agora que você já sabe o que é o intemperismo capilar e como combatê-lo, coloque nossas dicas em prática agora mesmo e compartilhe este artigo com quem também precisa saber disso!