Exercícios físicos fazem parte da nossa rotina, mas podem acabar se tornando inimigos das madeixas se não cuidarmos dos fios com atenção. O cloro presente na água da piscina, ou até mesmo o suor em excesso, são fatores que deixam os cabelos ressecados, opacos e sem vida. Em outros casos, podem, até mesmo, serem responsáveis pela alta produção de oleosidade. 

 

Conciliar o treino com a saúde dos fios é possível e muito simples, mas requer cuidados constantes. É preciso proteger as madeixas, hidratar, nutrir, revitalizar e assim por diante. Para dicas de cuidados diários e sugestões de produtos, confira nosso guia para quem quer malhar o corpinho e manter a saúde capilar em dia! 

 

 

Academia e treinos pesados

 

Se você é aquela pessoa que adora passar umas horinhas na academia ou então fazer qualquer tipo de treino pesado (em que se costuma suar bastante), a primeira dica é tomar uma boa ducha logo após os exercícios. 

 

O suor é composto por gordura e sal, um combo perfeito para deixar os fios secos e os folículos capilares entupidos. Além de prejudicar qualquer tipo de cabelo, também deixa as madeixas com a aparência indesejada. 

 

No caso, nossa dica é usar um shampoo que faça uma boa limpeza do couro cabeludo, retirando todo o suor e outros resíduos, sem ressecar o comprimento dos fios. Depois de todo o frescor, finalize os cuidados com um creme de pentear hidratante de sua preferência para selar as cutículas, promover brilho e maciez, e regular os níveis de água nas células capilares. 

 

Agora, se o treino não foi tão pesado assim e você não suou muito, ou até mesmo não teve tempo para tomar uma chuveirada, utilize um leave-in para revitalizar as madeixas até o seu próximo banho. O produto ajuda a reduzir o frizz, hidratar e nutrir sem pesar.

 

Sugestão de Produtos Acquaflora:

 

1 -  Shampoo Detox com ativos vegetais e marinhos que limpam profundamente sem retirar a cor, química ou hidratação

 

2 - Shampoo Equilíbrio Oleosidade Raiz Oleosa com propriedades adstringentes do extrato vegetal de maracujá e exclusivo composto que melhora as funções do couro cabeludo

 

3 - Hidratante sem Enxágue Hidratação Intensiva com colágeno vegetal que promove proteção, hidratação, maleabilidade e brilho 

 

4 - Spray Hidratante 2 em 1 Light com proteínas de quinoa e linhaça, vitaminas e minerais que melhoram a resistência dos fios, deixando-os mais encorpados

 

 

Yoga, meditação e treinos leves

 

Essas modalidades por si só são mais tranquilas e não envolvem muita produção de suor. A tendência é não envolver nenhuma, mas pessoas que possuem mais tendência à oleosidade podem sentir, levemente, os fios mais oleosos que o normal. 

 

Aqui, a dinâmica é um pouco diferente, até porque é incomum ter disponível um lugar para tomar uma ducha pós-yoga (e não estamos nem falando de lugares ao ar livre). Portanto, não se preocupe… você pode cuidar das madeixas quando a hora do banho chegar!

 

Os cuidados com os cabelos nessa situação são bem simples — as cacheadas podem aproveitar um tratamento mais prático como a técnica Cowash, em que se usa apenas um condicionador para lavar e condicionar a fibra capilar. Já as lisas e onduladas podem usufruir de produtos mais nutritivos, pois, sem a produção de sebo, os cabelos não vão ficar pesados nem oleosos. Mas, se o treino for ao ar livre, é importante usar previamente um produto específico de proteção contra os efeitos negativos dos agentes externos, como sol, vento, chuva e poluição.

 

Sugestões de Produtos Acquaflora:

 

1 - Cowash Condicionamento com Limpeza multifuncional com complexo ativo condicionante que higieniza, hidrata e define os cachos

 

2 - Linha Nutrição Celular com produtos compostos por carbocisteína, pantenol e creatina

 

3 - E.E Cream S.O.S com concentrado de polifenóis e aminoácidos funcionais com alto poder de penetração que protegem os fios dos agentes externos e renovam a superfície da cutícula

 

Natação 

 

Durante a natação, os cabelos entram em contato (mesmo com o uso da touca) com o cloro presente na água da piscina e, sabemos muito bem, ele é um grande vilão da saúde capilar. O cloro não só deixa os cabelos secos e opacos, mas também faz com que os fios percam massa, e fiquem porosos e quebradiços. 

 

Para evitar esse e outros tipos de problemas, tome uma ducha assim que finalizar o treino, para retirar toda a água da piscina da cabeça. Quanto menos tempo o cloro ficar em contato com a fibra capilar, melhor! 

 

Para lavar a cabeleira, prefira um shampoo hidratante de limpeza suave (os cabelos já vão estar fragilizados) e não se esqueça de usar um condicionador para selar as cutículas. Sim, o condicionador aqui é essencial para livrar as madeixas do ressecamento e promover aquela hidratação extra necessária.

 

No pós-banho, opte por um creme de pentear, leave-in ou sérum que restabeleça a nutrição e a restauração dos fios, o que garante uma dose de reconstrução capilar. Um reparador de pontas depois de secar os cabelos é uma boa pedida — além de hidratar bem as pontinhas (lugar de maior ressecamento), também recupera a textura e o peso da fibra capilar, deixando os fios mais fortes. 

 

Sugestão de Produtos Acquaflora:

 

1 - Shampoo Elixir para cabelos secos ou danificados com óleo de cálamo, óleo de mirra e óleo de argan com alto poder de regeneração, hidratação e nutrição

 

2 - Complexo Reconstrutor para eliminar a porosidade e cauterizar o tecido fibroso, recuperando-os instantaneamente com uma carga de queratina e complexo de aminoácidos

 

3 - Linha Sol, Mar e Piscina com produtos compostos por água de coco, vitaminas e sais minerais essenciais que protegem os fios da ação da água do mar e do cloro da piscina



E para potencializar os cuidados diários, use ao menos uma vez na semana uma boa máscara de hidratação ou opte pela umectação capilar. 

 

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe com quem também vai gostar!