Se seus cabelos se encontram fragilizados, opacos e ressecados, é importante descobrir o que está enfraquecendo os fios para poder tratá-los da melhor forma. Pode ser que suas madeixas estejam enfrentando problemas com a porosidade capilar, implicando em diversos efeitos negativos, porém tratáveis. Beleza e saúde andam sempre de mãos dadas e cabelos bem cuidados é sinônimo de cabelos bonitos, brilhantes e que chamam a atenção por onde passam, por isso é importante prestar atenção aos primeiros sinais de que seus fios estão debilitados.

 

Neste guia, vamos te ajudar a entender o que é a porosidade capilar, como tratar e como evitar madeixas porosas e sem vida. Confira!

 



O que é um cabelo poroso e quais são as possíveis causas?

 

A porosidade capilar está relacionada à capacidade do cabelo em absorver e perder água e nutrientes. Ela está distribuída em 3 níveis: baixo, médio e alto, e cada um identifica o quanto a fibra capilar está danificada. Através da porosidade capilar, conseguimos repor os sais minerais, vitaminas, proteínas e água. 

 

Um cabelo poroso é aquele cujos fios se apresentam ressecados, opacos, sem brilho, sem ou com má elasticidade, além de fracos, quebradiços e com bastante frizz. A porosidade nos diz que o fio tem uma lesão mais profunda, atingindo a segunda camada da fibra capilar conhecida como córtex. Os mesmos fatores que levam ao ressecamento também levam à porosidade, a diferença é que a última está associada a um dano bem mais grave.

 

As possíveis (e principais) causas estão associadas ao uso frequente de ferramentas de calor como secador, chapinha e modeladores, alta exposição solar sem proteção UV e excesso de procedimentos químicos que abrem as cutículas da fibra capilar, como a descoloração, tingimentos, alisamentos e progressivas.

 



Cabelos cacheados e crespos sofrem mais com fios porosos?

 

Os cabelos cacheados e crespos tendem a apresentar um alto grau de porosidade, pois a curvatura dos fios (em seus diferentes níveis) dificulta o transporte da oleosidade natural da raiz às pontas. Essa falta de hidratação que nosso próprio organismo nos proporciona resseca os fios, fazendo com que suas cutículas se abram com facilidade. O resultado são madeixas encaracoladas quebradiças, frágeis, com pouca definição e muito frizz.

 



Como tratar os cabelos porosos e evitar a porosidade capilar de alto grau

 

Você pode fazer o teste em casa e de forma rápida e simples para obter o resultado. Encha um copo transparente até a metade com água filtrada, coloque um fio de cabelo dentro e observe por 10 minutos:

 

Se o fio de cabelo boiar, é sinal de baixa porosidade.

 

Se o fio de cabelo ficar no meio do copo, significa média porosidade (a mais saudável).

 

Se o fio de cabelo afundar completamente, indica alta porosidade (lesão mais profunda).

 



BAIXA POROSIDADE

 

Neste nível, as cutículas da fibra capilar estão muito bem seladas, ao ponto de dificultar a absorção de água e nutrientes, mas não de perdê-los para o ambiente. A hidratação é o tratamento mais indicado para os cabelos com baixa porosidade. Como as cutículas estão muito fechadas, a fibra capilar não vai conseguir absorver nutrientes maiores, como as proteínas. Apesar de não aparentar ressecamento e frizz, esses fios podem demorar mais para secar e ficam um pouco ásperos. A hidratação ajudará a fibra a reter e absorver água e auxiliará na maciez e no brilho.

 

A Máscara Acquaflora Hidratação Intensiva é perfeita para os fios que necessitam de hidratação sem pesar os fios. Elimina o frizz, ajuda a desembaraçar mais fácil, condiciona e hidrata os cabelos secos e ásperos, trazendo mais vitalidade.



MÉDIA POROSIDADE

 

Se os seus cabelos estão com média porosidade, ou seja, suas cutículas estão levemente abertas, permitindo a passagem de água e nutrientes e conseguindo penetrar outros tipos de tratamento, a dica é manter a saúde dos cabelos com nutrição através de óleos e máscaras de tratamento. Com a nutrição capilar, você vai repor lipídios e proteínas essenciais ao bom funcionamento do tecido fibroso – o resultado são cabelos sedosos, brilhantes, fortificados e com movimento.

 

A Máscara Acquaflora Nutrição Celular é ideal para uma nutrição profunda dos cabelos enfraquecidos ou estressados, proporcionando reposição de massa. Confere força e resistência, resgata a flexibilidade natural dos fios e promove umectação, protegendo das agressões externas.

 



ALTA POROSIDADE

 

Nos cabelos com alta porosidade, as cutículas estão totalmente abertas e/ou danificadas. Se por um lado facilita a absorção de água e nutrientes e fixa melhor a coloração, por outro tende a perder os nutrientes e pigmentos mais rapidamente, resultando em um cabelo ressecado, fragilizado e sem vida. Neste caso, as madeixas já se encontram opacas, frágeis, quebradiças e sem maleabilidade. Para repor massa e recuperar a estrutura capilar, o tratamento adequado pode ser realizado através de máscaras de reconstrução ricas em queratina. 

 

A Máscara Acquaflora Reconstrutora restaura e recupera os cabelos ressecados e danificados, proporcionando reposição de massa e melhora da maleabilidade dos fios. Rica em queratina, auxilia na retenção de umidade e reestrutura o fio em toda a sua extensão, preenchendo os espaços e reconstruindo a fibra.



Gostou das nossas dicas e conteúdo? Compartilhe com as amigas e faça hoje mesmo o teste de porosidade capilar!