Os cabelos crespos têm, cada vez mais, destacado todo o seu charme graças às mulheres que deixam de lado os alisamentos e passam pela transição capilar para assumirem seus fios naturais. Não importa qual a curvatura, os cabelos crespos possuem volume e textura muito específicos que podem ser ainda mais valorizados com os cuidados corretos.

 

Se você está deixando seus fios originais finalmente tomarem o controle do seu visual, parabéns! A transição pede bastante paciência, pois é um processo longo e delicado, mas no final vai valer muito a pena e você, com certeza, se sentirá realizada e mais dona de si. 

 

Mas não se esqueça que os cabelos crespos pedem um cuidado especial, pois são naturalmente mais frágeis que os outros tipos, logo você precisará de uma rotina de cuidados ideal para manter suas madeixas bonitas e saudáveis. Para te ajudar a restabelecer uma relação íntima com os seus cabelos, confira algumas dicas importantíssimas que separamos para você!

 



Por que os cabelos crespos são os mais frágeis?

 

Para padronizar os tipos de cabelos existentes (ainda que não seja ideal, pois cada cabelo é único) foi criada uma tabela de curvatura dos fios, pensada para facilitar o entendimento das necessidades das madeixas no geral. Ela começa na numeração 1A – correspondente aos cabelos lisos – e vai até a numeração 4C – correspondente aos cabelos afros. Com isso, é possível compreendermos melhor detalhes como volume, aparência e textura dos fios.

 

Sabendo em qual numeração (mais ou menos) suas madeixas se encaixam, fica muito mais fácil tratá-las com os cuidados certos para o seu tipo de cabelo. A numeração 1 e 2 engloba os cabelos lisos e ondulados, respectivamente. Do 3A ao 3C, estão os cabelos cacheados. Já os cabelos crespos se enquadram na numeração que vai do 4A ao 4C. 

 

Esses são os fios mais frágeis e a estrutura capilar correspondente pede por cuidados muito específicos por conta do formato em espiral mais acentuado. Esse tipo de cabelo, por ser totalmente espiralado, possui a tendência de ser muito mais ressecado, pois o óleo natural produzido pelo couro cabeludo – com função hidratante – tem grande dificuldade de percorrer toda a extensão do fio e chegar até às pontas. Logo, os cabelos crespos são mais secos, porosos, quebradiços e com frizz. 

 



Como lavar os cabelos crespos?

 

Os cuidados ideais para esse tipo de cabelo já começam na lavagem dos fios. Essa etapa é muito importante para evitar problemas como frizz e ressecamento. Aqui vão algumas dicas:

 

1 – Antes de lavar os cabelos, aplique um óleo vegetal e deixe agir por 20 minutos. Essa técnica protegerá os fios do shampoo, que abre as cutículas da fibra capilar, além de nutrir e deixar as madeixas mais macias e brilhantes. 

 

2 – Priorize sempre a água fria ou levemente morna se for época de inverno. A água quente é bastante prejudicial para qualquer tipo de cabelo, mas para os cabelos crespos é ainda mais. Isso porque as altas temperaturas ressecam os fios, deformam as proteínas – deixando as madeixas mais finas e menos densas – e também tiram todo o brilho dos cabelos. O resultado são cabelos opacos, secos e rígidos.

 

3 – Como os cabelos crespos são pouco hidratados, prefira shampoos e condicionadores mais hidratantes e nutritivos, mas use o condicionador apenas nas pontinhas, para não pesar os fios nem deixá-los oleosos. Na hora de enxaguar as madeixas, tenha bastante cuidado, pois no banho os fios molhados têm mais chances de se quebrarem. 

 

 

Experimente o Shampoo Acquaflora Elixir para cabelos secos ou danificados. Indicado para cabelos naturalmente ressecados, sem processos químicos, proporcionando regeneração e brilho intenso. Sua fórmula conta com um poderoso blend de óleos exóticos: cálamo, mirra e argan, devolvendo toda a vitalidade dos fios e promovendo extrema integridade da fibra capilar. Para completar os cuidados com o máximo de aproveitamento dos benefícios, use o Condicionador Acquaflora Elixir

 

4 – Na hora de secar, tenha cuidado máximo. Se possível, deixe os cabelos secarem naturalmente e amasse bem os fios enquanto estão úmidos. Caso precise usar o secador, utilize o ar frio e um difusor para ajudar na definição. Não se esqueça de passar um bom protetor térmico nos fios para proteger a fibra capilar do calor excessivo. 

 

O Tônico Finalizador Acquaflora Força, Crescimento e Resistência é perfeito para proteger os cabelos durante a secagem, melhorar a penteabilidade, modelar e auxiliar no controle de volume, além de fortalecer os fios e ativar o seu crescimento. Contém proteção térmica. 

 



Como pentear os cabelos crespos da maneira correta?

 

Jamais penteie os cabelos crespos quando estiverem secos, pois as chances de quebrar os fios são enormes. Por ser extremamente frágil, esse tipo de cabelo deve ser penteado apenas quando estiver úmido e com a ajuda de um creme para pentear. 

 

Primeiro tire o excesso de água gentilmente com uma toalha macia ou camiseta de algodão. Ao pentear, nunca comece pela raiz, mas sim pelas pontas e vá subindo com bastante cuidado e paciência para evitar a formação de nós.

 

 

Escolha um pente de dentes largos para deixar os cabelos mais soltos e naturais. Os de madeira são os mais indicados, pois causam menos estática e frizz. E nunca se esqueça do creme para pentear para auxiliar na penteabilidade e também para deixar as madeixas ainda mais hidratadas, macias e definidas. 

 

O Hidratante Sem Enxágue Acquaflora Reconstrutor é ideal para os cabelos que precisam de reconstrução, mas que não possuem acúmulo de químicas. Desembaraça, elimina o frizz, finaliza o penteado e protege os cabelos ressecados, restaurando e recuperando-os. Ótimo para encorpar os fios, devolvendo boa textura e massa capilar. 



Agora que você já sabe como cuidar dos cabelos crespos da maneira certa, coloque nossas dicas em prática e acesse nosso site para conferir todos os produtos disponíveis!