O scab hair é o cabelo que nasce após o início da transição capilar. Esse cabelo, que fica entre o couro cabeludo e o comprimento com química, já nasce áspero, seco, sem brilho e sem definição. Isso acontece, pois o excesso de tratamento químico alisante pode prejudicar as camadas abaixo do couro cabeludo, produzindo esses fios danificados. A boa notícia é que eles não são permanentes e podem ser tratados, basta ter paciência. Para te ajudar a passar por essa fase com menos estresse, falaremos mais sobre o scab hair e como cuidar dos fios crespos para que eles voltem à vida com força, brilho e saúde. Confira!

 



Quais as causas do scab hair?

 

A causa principal do nascimento dos fios já danificados é um histórico de tratamentos químicos intensos, como alisamentos e descolorações, que acabam lesando a raiz do cabelo. Esses impactos constantes e severos são responsáveis por prejudicar os fios desde a sua formação. Além do uso excessivo de produtos químicos, outras agressões como o uso exagerado de secador, chapinha, modeladores, dreads e tranças tensionadas também podem dar origem ao scab hair. Aliás, a tradução para a palavra scab é cicatriz, ou seja, o scab hair é aquele cabelo que já nasce com as cicatrizes marcadas pelo uso de químicas e agressões externas constantes.

 



Quanto tempo dura o scab hair?

 

Tudo vai depender do ritmo de crescimento das suas madeixas e de como você está tratando os fios na sua rotina de cuidados capilares, mas o scab hair é uma fase passageira que tende a desaparecer. Uma ótima dica para as crespas que querem se livrar desse incômodo (principalmente se você está convivendo com duas texturas diferentes simultaneamente) é aderir ao big chop – o grande corte que elimina todo o cabelo ainda com química. 

 

Com o cabelo curto natural, fica mais fácil de cuidar, esteticamente mais agradável e menos estressante para quem está passando pela fase de transição capilar e o melhor, os fiozinhos novos tendem a se moldar à nova realidade, ganhando mais definição. O scab hair acaba sendo uma reação natural dos cabelos. Com o fim dos tratamentos químicos, os folículos capilares se regeneram e vão se readaptando ao normal  – por isso o nome da fase, "transição capilar". E como toda fase, é um processo que passa. Portanto, tenha paciência e dedique-se aos cuidados que as suas madeixas vão precisar nesse momento. Aos poucos, você verá que seus cabelos vão ganhando outro aspecto e tomando um novo formato.

 



Como tratar os cabelos e acabar com o scab hair?

 

Você precisará incorporar uma série de práticas e cuidados no seu dia a dia para que o scab hair seja eliminado rapidamente. Aproveite esse tempinho para dar mais atenção a si mesma e curtir o seu hair care. 



Mantenha o couro cabeludo saudável

 

Uma das maneiras mais eficazes de estimular o crescimento dos fios é manter a região do couro cabeludo saudável e a microbiota capilar equilibrada. Por esse motivo, acertar na escolha do shampoo é super importante. 

 

O Shampoo Acquaflora Força, Crescimento e Resistência é ideal para essa finalidade, uma vez que sua formulação conta com prebiótico que ajuda no equilíbrio da flora, promove o crescimento de microorganismos do bem e combate os desconfortos do couro cabeludo.

 

Sua dupla, o Condicionador Acquaflora Força, Crescimento e Resistência, é ideal para completar a lavagem dos cabelos. Sua fórmula é enriquecida com biotina, excelente vitamina do complexo B que auxilia na prevenção da queda, promovendo força, crescimento, vitalidade e resistência aos cabelos, além de proteínas, aminoácidos e um blend maravilhoso de óleos vegetais condicionantes e umectantes. 

 



Invista em produtos de reconstrução

 

Todo cabelo danificado, quebradiço, poroso, fino e com textura áspera precisa urgente de reposição de massa capilar para regeneração da estrutura da fibra. Para isso, a reconstrução é o tratamento mais indicado, pois ela repõe a queratina e outras proteínas e aminoácidos importantes para a parte estrutural do cabelo, que vai das camadas mais superficiais às mais profundas. Assim, o scab hair se fortalece, tornando-se um cabelo saudável, maleável e fácil de pentear.

 

A Máscara Acquaflora Reequilíbrio Estrutural contribui para a reestruturação imediata da fibra dos cabelos crespos que estão passando pela transição capilar. Também hidrata e regenera os cabelos extremamente fragilizados. Seu complexo nanotecnológico inovador de alta performance combina proteínas, vitaminas e aminoácidos responsáveis pela reparação e preenchimento da fibra, além de formar um filme protetor sobre a cutícula, retendo umidade.

 

 

Já o Complexo Reconstrutor Acquaflora é um sérum de tratamento intensivo para eliminar a porosidade e cauterizar a fibra dos cabelos ressecados, recuperando-os completamente. Rico em queratina e aminoácidos, é ideal para quem procura uma reconstrução hidratante e eficaz.

 

O Fluido Concentrado Reestruturante Acquaflora Nutrição Celular é uma outra opção incrível de produto para quem precisa de um boost de hidratação, nutrição e regeneração profundas dos cabelos enfraquecidos ou estressados, proporcionando reposição de massa. Com ação imediata e tratamento poderoso unidose, os cabelos ficam mais macios, sedosos, brilhantes e fortalecidos. Fórmula rica em carbocisteína, pantenol e creatina. 

 



Corte os cabelos com frequência se necessário

 

Se, apesar dos tratamentos adequados, seus scab hair ainda continuam firmes e fortes na cabeleira, cortar os fios com frequência pode ser outro caminho interessante a ser seguido. Dependendo do estilo do corte, você consegue se livrar mais rapidamente desses fios chatos e estimular o crescimento das madeixas em menos tempo. Os cortes em camadas são bastante interessantes e estão em alta. Aproveite!




Gostou das nossas dicas? Compartilhe com as amigas e acesse nosso site para conferir todos os produtos disponíveis.