Muitos procedimentos químicos, como alisamentos em geral e redutores de frizz e volume, são constantemente pedidos nos salões por muitas mulheres que desejam mudar o visual ou ter mais praticidade no dia a dia. Selagem, botox e progressiva são os tratamentos mais solicitados, mas as técnicas de cada um deles diferem entre si. É muito importante conhecer cada um deles para entender qual é a melhor opção para o seu tipo de cabelo e objetivo.

 

Normalmente, há muitas dúvidas sobre esses procedimentos e ter um conhecimento a mais vai te ajudar a se prevenir contra escolhas erradas e frustração com o resultado. Além disso, se a química incompatível com seus fios for aplicada, você pode sofrer consequências sérias como corte químico, queda capilar, irritações e alergias no couro cabeludo.

 

Se você ainda não sabe quais as diferenças entre a selagem, o botox e a progressiva, vem com a gente e confira tudo sobre esse assunto!

 



Selagem

 

A selagem capilar é recomendada para quem costuma passar por constantes procedimentos químicos nas madeixas, como alisamentos, descoloração ou tintura, causando danificações. Como o próprio nome já diz, o objetivo desse tratamento é selar as cutículas abertas da fibra capilar devolvendo brilho, maciez e força. A selagem repõe alguns nutrientes perdidos durante os tratamentos químicos.

 

Geralmente, ao finalizar o processo, os cabelos ficam bem lisos e com diminuição de frizz, mas o efeito liso pode sumir depois da primeira lavagem. A selagem não é responsável por alisar os fios, mas sim tratá-los com saúde para retirar opacidade, ressecamento e pontas duplas. 

 

Para quem precisa de uma hidratação potente e deseja selar as cutículas sem recorrer a químicas, o Kit Selante Vegetal Acquaflora é uma opção alternativa sem adição de química e muito eficaz.  Esse sistema de tratamento promove reconstrução interna dos fios, fechamento das cutículas, eliminação do volume e diminuição do frizz com muito brilho e efeito antiestático. Formulado com proteína vegetal, potencializa a ação da queratina nos fios e pode ser usado por crianças e gestantes sem contraindicação.

 



Botox

 

Já o botox capilar é um tratamento que repõe a massa capilar perdida por excesso de procedimentos químicos ou agressões externas. Ele deixa os fios mais fortes, resistentes e alinhados, reestruturando os fios através da queratina, colágeno e aminoácidos. O botox é indicado para fios quebradiços, porosos, elásticos e enfraquecidos. 

 

Ele pode ser encontrado com ou sem ativos para obter um efeito semi-liso nas madeixas – converse com o seu cabeleireiro para entender qual tipo de produto será usado nos seus cabelos. De qualquer forma, o botox reduz mais o volume dos fios e mantém eles mais alinhados que a selagem, mas o efeito é mais natural e dura menos tempo de acordo com a frequência de lavagem.

 

O Sistema de Realinhamento Térmico Acquaflora é ideal para quem procura por cabelos mais lisos, saudáveis e com balanço natural por muito mais tempo. Seu efeito nutri selante tem potente ação anti frizz e sensível redução de volume. Elaborado com aminoácidos, cascata de proteínas e óleo de âmbar, permite a alteração gradual e progressiva da estrutura de todos os tipos de cabelo sem danificar a fibra capilar. É rápido, prático e pode ser realizado em casa. 

 



Progressiva

 

A escova progressiva, ao contrário da selagem e do botox, é um método de alisamento das madeixas. Isso significa que ela não é indicada para tratar os cabelos, mas sim para mudar a estrutura dos fios, tornando liso e alinhado qualquer tipo de cabelo. A progressiva elimina todo o volume e o frizz e o efeito da técnica pode ser progressivo ou permanente, dependendo do produto utilizado. Cada marca trabalha com ativos diferentes, mas a proposta principal é modificar a textura dos cabelos através da utilização do formol. 

 

O problema da escova progressiva é justamente a presença dessa substância em sua formulação. O formol danifica e compromete a estrutura da fibra capilar, uma vez que penetra no interior do tecido fibroso para mudar a composição molecular. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite até 0,2% de formol na formulação de produtos alisantes – mais que isso é proibido, pois o formol pode causar sérios danos à saúde, como alergias crônicas, doenças respiratórias e, até mesmo, o desenvolvimento de câncer.

 

Por isso não se engane! Se um produto alisar o seu cabelo, ele contém formol. Produtos que não contém essa substância não são capazes de proporcionar o efeito totalmente liso. Também é muito importante ter uma conversa honesta com o seu profissional de beleza e entender a saúde das suas madeixas antes de aplicar a química. 

 

 

A progressiva tem como efeito imediato muito brilho, maciez e hidratação, mas depois de alguns dias ela começa a enfraquecer os fios. Muitas mulheres reclamam de queda excessiva dos cabelos por conta desse procedimento químico, além do efeito rebote (muita produção de oleosidade). Por esse motivo, é imprescindível realizar um teste de mechas antecipadamente. 

 

A linha Pós-Progressiva Acquaflora é perfeita para uma rotina de tratamento capilar intensa para manter os cabelos bonitos e saudáveis, além de prolongar o efeito da química. Com complexo de nanocristalização dos fios, hidrata, nutre e regenera profundamente os cabelos submetidos a alisamentos e escovas progressivas proporcionando recuperação da fibra, brilho intenso, diminuição do frizz e movimento natural. 



Agora que você já entende mais desse tema, escolha a melhor opção para os seus cabelos de acordo com os seus objetivos e saúde dos fios e não deixe de conferir outros produtos Acquaflora!