A hidratação é o tratamento mais básico nos cuidados com os cabelos, ótima para repor água, vitaminas e sais minerais importantes para o bom funcionamento do couro cabeludo e da fibra capilar. Além de devolver brilho e maciez, a hidratação auxilia na eficácia dos outros tratamentos, como nutrição e reconstrução, facilitando que os fios absorvam lipídios, proteínas, aminoácidos e outros nutrientes. 

 

Mas quando os cabelos não absorvem a hidratação, há mais de um motivo para o surgimento desse problema. O sinal mais comum é quando as madeixas estão danificadas e as cutículas muito abertas, gerando dificuldade em manter o tratamento dentro da fibra capilar. Outra causa bastante corriqueira é o excesso de resíduos nos fios – o acúmulo de produtos impede a absorção da hidratação. 

 

Quer saber quais são as causas mais possíveis de seus cabelos não estarem absorvendo a hidratação? Confira nossa lista e trate suas madeixas do jeito certo hoje mesmo!

 



1 – Limpeza incorreta e acúmulo de resíduos

 

O excesso de resíduos por limpeza incorreta ou insuficiente pode estar impedindo a completa absorção da hidratação pelos cabelos. Produtos como óleos, leave-ins, sprays, mousse, pomadas entre outros, quando não eliminados completamente na lavagem das madeixas, acabam criando com o tempo uma película ao redor dos fios, dificultando a penetração dos tratamentos pela fibra capilar. 

 

A dica para reverter o problema é usar um shampoo de limpeza profunda, promovendo um verdadeiro detox nos cabelos para remover as impurezas acumuladas. Se seus cabelos forem lisos ou ondulados, recomendamos o uso uma vez por semana. Já cabelos cacheados e crespos, naturalmente mais secos, podem usufruir do produto quinzenalmente para não correrem o risco de ficarem ainda mais ressecados.

 

O Shampoo Acquaflora Equilíbrio Resíduos é ideal para cuidar do couro cabeludo e restaurar a flora dessa região. Além de remover o acúmulo de resíduos de cosméticos e demais impurezas que comprometem a saúde e a beleza dos fios, revitaliza as madeixas e aumenta a efetividade do seu shampoo favorito. Indicado para ser utilizado, também, antes da hidratação capilar. Sua fórmula conta com menta e hortelã, adstringentes naturais com ação refrescante que auxiliam na circulação sanguínea, promovendo bem-estar e crescimento capilar.

 



2 – Cabelo com má textura e porosidade alta

 

A porosidade capilar determina o quão capaz ou comprometido o cabelo está de absorver e reter os nutrientes. Em fios com porosidade alta, as cutículas da fibra estão bem abertas, o que, por um lado, facilita a entrada de nutrientes, mas por outro facilita a saída deles. Por esse motivo, é importante prestar atenção nas madeixas – se seus cabelos estão danificados ou extremamente danificados por procedimentos químicos, pode ser que eles estejam altamente porosos e, por isso, não estão absorvendo a hidratação. 

 

Para resolver o problema, aposte em produtos reconstrutores que vão reverter o quadro de danificação capilar ao reestruturar a fibra com reposição de massa. As proteínas e aminoácidos irão preencher os espaços do tecido fibroso, proporcionarão força e resistência e aumentarão a densidade dos fios, deixando-os mais encorpados e vistosos, o que, consequentemente, fechará as cutículas abertas danificadas.

A Máscara Acquaflora Reconstrutora recupera os cabelos danificados com fórmula rica em queratina e complexo ativo de aminoácidos, restaurando a fibra capilar de dentro para fora.

 



3 – Aplicação incorreta da máscara de hidratação

 

A aplicação incorreta da máscara pode estar prejudicando o resultado final e você pode sentir que seus cabelos não estão absorvendo corretamente o tratamento. Se seus cabelos estão saudáveis, mas você não vê diferença alguma após o uso de máscaras hidratantes, atente-se ao uso correto do produto:

 

  • lave bem as madeixas com um shampoo de limpeza profunda;
  • seque as madeixas com uma toalha limpa específica para os cabelos;
  • com os cabelos úmidos, penteie gentilmente os fios;
  • pegue um pouco do produto com uma espátula e passe por todo o comprimento, mecha a mecha, evitando a raiz;
  • deixe agir pelo tempo estipulado na descrição de uso do produto;
  • enxágue bem o produto e finalize com condicionador para selar a cutícula e manter o tratamento dentro da fibra capilar.

 

A Máscara Acquaflora Hidratação Intensiva é perfeita para hidratar, regenerar e nutrir profundamente os cabelos ásperos ou secos, condicionando e revitalizando-os. 

 



4 – Uso de produtos incorretos para o seu tipo de cabelo ou necessidade

 

Além da aplicação incorreta da máscara, você pode estar usando o produto errado nos seus cabelos, o que afeta diretamente no efeito da hidratação. Muitas pessoas acreditam que todas as máscaras de tratamentos são iguais e não dão atenção ao seu tipo de cabelo e à necessidade que precisa ser sanada no momento. Cada produto é desenvolvido com nutrientes diferentes, ingredientes específicos e esses detalhes fazem toda a diferença.

 

Por isso, é tão importante manter uma relação íntima com suas madeixas e entender o que elas estão precisando, para que você compre o produto correto. Outra crença muito comum é acreditar que os cabelos se "acostumam" com o produto, perdendo seu efeito. O que acontece, na verdade, é que as necessidades dos fios vão mudando, portanto é fundamental que você acompanhe sua saúde capilar de perto. 

 

Para não ter dúvidas, faça uma avaliação profissional para entender qual o estado de saúde das suas madeixas e quais nutrientes elas precisam. Se você estiver usando uma máscara hidratante quando na verdade deveria estar usando uma nutritiva, por exemplo, o tratamento será  em vão.

Clique aqui para conferir todas as máscaras Acquaflora disponíveis em nosso site e comece seu tratamento hoje mesmo!



Gostou das nossas dicas? Compartilhe com as amigas e confira no site todos os produtos Acquaflora.