Para manter a saúde e a beleza dos cabelos em dia, o passo da hidratação no cronograma de tratamentos capilares é essencial. Esse procedimento é responsável por repor a água nas células capilares, vitaminas e sais minerais essenciais que são perdidos pelo efeito negativo dos agentes externos como sol, piscina, poluição, química, secador, chapinha etc.

 

A hidratação também tem como função melhorar o fluxo de substâncias dentro da fibra capilar, auxiliando na saúde dos fios e do couro cabeludo. Além de selar as cutículas, proporcionando mais brilho, maciez e movimento aos cabelos, não podemos esquecer que ela é super importante, seja qual tipo de cabelo você tiver.  

 

O importante é saber escolher os produtos corretos e saber usá-los ao seu favor, sempre prestando atenção nas necessidades atuais das madeixas. 

 

 

Benefícios da hidratação capilar e principais ativos

 

Escolhendo uma boa máscara de hidratação, você perceberá resultados surpreendentes em poucas semanas (às vezes o efeito é até mesmo imediato). Alguns dos benefícios são:

 

1 – selagem das cutículas;

2 – brilho, maciez e boa textura;

3 – menos aparecimento de pontas duplas;

4 – combate ao ressecamento e opacidade;

5 – diminuição progressiva do frizz.

 

Os ativos mais interessantes e potentes para hidratar as madeixas são aqueles que proporcionam alta umidade para a fibra capilar e aqueles com altas propriedades de absorção e retenção de água nas células, conseguindo, até mesmo, captar água do meio ambiente. 

 

Estamos falando de: glicerina, manteigas de karité e oliva, óleos vegetais de coco, argan e abacate, d-pantenol, aminoácidos funcionais e colágeno vegetal. Esses são alguns exemplos de componentes extremamente eficazes para uma bela hidratação para cabelos que precisam de mais vida!

 



Objetivos e melhores produtos para se usar

 

Para você conseguir o resultado que procura e garantir uma hidratação de qualidade, é preciso entender o que o seu cabelo precisa e quais objetivos você quer que sejam atingidos. Assim, será possível fazer a escolha certa dos produtos com a certeza de que não haverá nenhuma consequência indesejada. 

 

Por exemplo, se você usar uma máscara hidratante densa e de alta performance em cabelos finos, que são naturalmente mais oleosos, além de ficarem com aspecto pesado, você também pode sentir o efeito rebote, que é quando o couro cabeludo produz mais oleosidade que o natural devido a algum desbalance. 

 

E sempre evidenciamos a importância de os produtos serem escolhidos de acordo com o seu tipo de cabelo. Usar cosméticos que não são indicados para as suas características, pode causar enfraquecimento, queda, ressecamento e outros transtornos que com certeza você não vai querer ter!



Como hidratar cada tipo de cabelo

 

Cada cabelo é único e com suas peculiaridades, então como hidratar cada um? Vamos lá!

 



CABELOS FINOS E LISOS

 

Esses cabelos geralmente são mais oleosos, pois a oleosidade natural é facilmente transportada para as pontas devido à característica retilínea do fio. Portanto, produtos mais leves são os mais indicados. Hidrate as madeixas uma vez por semana e utilize cosméticos hidratantes com textura fina no dia a dia. 

 

E não se esqueça de que esses couro cabeludos mais oleosos também podem ter fios secos e espigados. Portanto, não esqueça dos cuidados mesmo após situações de alta perda de umidade, como a exposição ao sol, mar e piscina. 

 

Conheça: 

 

Spray Desembaraçante Sem Enxágue Acquaflora Dia Dia 

Máscara Acquaflora Sol Mar Piscina



 

CABELOS ONDULADOS

 

Cabelos ondulados já possuem uma curvatura do fio mediana, podendo dificultar um pouco a transferência da oleosidade natural da raiz ao comprimento dos fios. Produtos mais consistentes são uma boa pedida, mas sem exageros! Você pode optar por fazer a hidratação uma ou duas vezes na semana, de acordo com o nível de ressecamento das madeixas. 

 

Para formar um combo interessante, prefira produtos de definição, deixando as ondas em evidência! Que tal um fluido hidratante poderoso de efeito imediato ou um leave-in para as pontas?

 

Conheça:

 

Fluido Concentrado Reestruturante Acquaflora Nutrição Celular com pantenol e creatina

Óleo de Coco Acquaflora 



 

CABELOS CACHEADOS E CRESPOS

 

Esses tipos de cabelo, em que as curvaturas são bem fortes, são os mais secos. O movimento espiralado dos fios dificulta muito a passagem de água e nutrientes, ficando naturalmente mais ressecados, sensíveis e  quebradiços. Portanto, invista em hidratações duplas ou triplas durante a semana, até as madeixas ficarem mais fortes e resistentes.

 

Cabelos cacheados e crespos podem investir em muita (eu disse muita) hidratação! Produtos mais intensos, densos e altamente hidratantes são os mais recomendados, como máscaras potentes, cremes de pentear, manteigas e óleos para umectação capilar. Eles também são ótimos para dar bastante definição aos cachos.

 

Conheça:

 

Máscara Acquaflora Hidratação Intensiva

Máscara Acquaflora Elixir com blend poderoso de óleos



Comece agora o seu plano de hidratação capilar e veja seus cabelos revitalizarem-se por completo! Se você gostou dessas informações, compartilhe com as amigas!